sábado, 25 de setembro de 2010

PROVÉRBIOS

Viva Como as Flores


-Mestre, como faço para não me aborrecer?
Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes. Sinto mau sentimento das que são mentirosas. Sofro com as que caluniam.
-Pois viva como as flores!, advertiu o mestre.
-Como é viver como as flores? Perguntou o discípulo.
-Repare nestas flores, continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim. Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.
É compreensivel angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite, pois, a virtude de estirpar todo mal que vem de fora.
-Isso é viver como as flores!

PROVÉRBIOS

O Novo Mestre

"Num antigo Mosteiro o Grande Mestre havia falecido, então o conselho dos anciões reuniou-se para decidir quem seria o novo Mestre, reuniram todos os melhores alunos do Grande Mestre, colocaram numa sala e no meio da sala tinha um jarro com uma bela flor, os anciões olharam para todos e disseram: Este é o problema quem conseguir resolver será o novo Mestre, todos ficaram em silêncio olhando atentamente para o jarro com a flor, quando de repente um dos discípulos se levanta, saca a espada e com dois golpes destrói por completo o jarro e a flor, nisso os anciões olharam para os outros e disseram ele é o Novo Mestre, pois não importa o quão belo seja o problema, se é um problema ele tem que ser eliminado..."